Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Frases de musicas

Bem pessoal... Hoje eu vou falar um pouco sobre algumas frases de musicas que eu acho muito legais e construtivas, assim como reflexíveis... Eu pessoalmente gosto muito de musicas que são assim, tanto que eu coloco como requisito para qualquer musica que eu vá ouvir que ela tenha, no mínimo, uma mensagem interessante... No post de hoje eu irei apresentar apenar 2 trechos de musicas dos quais eu mais gosto:




"e se eu morrer?" 
(Policia e Bandido - Arlindo Cruz)

Para entender esse trecho, primeiro temos que saber o contexto que se passa. A história é a seguinte: Um policial corrupto e um bandido trocam tiro e ambos se acertam. Então começam a dizer os motivos que levou a tudo isso, quando eles questionam o que aconteceria com eles se eles morressem. Um diz que se ele morrer, vem outro no lugar dele, mostrando que a vida dele não tem importância. O outro diz que se ele morrer, vão condecora-lo, pois ele só estava fazendo o trabalho dele. E em determinado momento eles começam a pensar: "Se eu morrer será que vão lembrar?" e "E se eu morrer, será que vão chorar?". Então eles começam a dizer somente "e se eu morrer?". Isso me faz pensar sobre a minha própria importância aqui. Será que quando eu morrer, deixarei alguma lembrança que valha a pena lembrar? Ou será que eu serei apenas mais um que morreu? Será que eu poderei ser facilmente substituído, ou serei apenas mais um que morrerá cumprindo um cargo? Isso meio que me motiva a fazer sempre o melhor que eu posso e me incentiva a ser uma boa companhia para as pessoas ao meu redor, para que, quando eu for, as pessoas possam ficar felizes por saberem que eu era, e não lamentarem pela vida que eu tive.



"Faltou luz mas era dia, o sol invadiu a sala 
Fez da TV um espelho refletindo o que a gente esquecia" 
(O que sobrou do céu - O Rappa)

Essa aqui eu já demorei pra perceber. Na verdade alguém teve que me dizer antes que eu entendesse. Parte porque eu nunca prestei tanta atenção, parte porque eu não gosto muito do O Rappa. Melhor dizendo, eu não gosto da ideologia deles, mas não nego que acho muito interessante umas reflexões que as musicas deles fazem sobre as coisas que acontecem no dia a dia. Bem, sobre esse trecho, eu gosto bastante dele. Primeiro diz: "Faltou luz, mas era dia, o sol invadiu a sala" que é bem simples, diz que acabou a energia elétrica, mas era de dia ainda e que isso se passa numa sala, porém só faz sentido total quando se olha a outra parte: "Fez da TV um espelho refletindo o que a gente esquecia". Agora fica interessante. Imagine-se numa sala, assistindo TV, talvez sozinho, talvez com sua família. Agora imagine que a energia acabe, o que você vai ver na tela na TV? Sim, o reflexo das pessoas que estavam assistindo a televisão. Nas musicas d'O Rappa é comum ver críticas sobre as pessoas que ficam só assistindo TV, e se tornam quase zumbis. Eu mesmo já fui assim pra falar a verdade. Quando eu percebi essa mensagem nessa musica, eu comecei a refletir sobre isso. Será que eu ficava mais focado nas coisas virtuais do que nas pessoas ao meu redor? Isso porque eu fico bastante tempo no computador, porém eu não me vejo como essas pessoas. Eu me divirto muito fora do PC também. Saio com meus amigos, vou na igreja, converso com as pessoas e afins. Então eu vejo que hoje eu já não sou mais o garoto que sabia de cor toda a grade de programação das emissoras de TV. Infelizmente eu vejo amigos meus se afundando nessas "vidas virtuais", querendo fugir do mundo ou, simplesmente, não se importando com nada (nem consigo mesmos).

Espero que tenham gostado desse post. Sintam-se livres a comentar e dizer suas próprias opiniões sobre esses trechos e/ou falar sobre outros de outras musicas... It's so... T+...